Buscar
  • Carlos Sperandio

Marias e Joões

Dona Maria José tem 86 anos e um câncer de diagnóstico recente. Dona Maria Lúcia é sua filha e tem 64 anos. MJ está lúcida e sabe que vai morrer logo.


Seu João Maria tem 88 anos e uma doença aterosclerótica grave, com limitações físicas importantes. Seu João Victor tem 68 anos e, por ser filho único, desempenha a função de principal cuidador. JM está lúcido e sabe que vai morrer logo.


Marias e Joões têm enorme dificuldade em conviver na fase de terminalidade dos mais velhos.


Ambos morrerão de suas doenças atuais, embora não saibamos quando.

Os quatro sabem disso, discutem isso e as opções futuras com seu geriatra. Todos com dificuldade pessoal em se relacionar.


A idade não torna as pessoas mais ranzinzas ou doces, ela apenas exacerba qualidades e defeitos que já existiam previamente.

Considerações.


A parte fragilizada é a doente e mais perto da morte.

Uma relação parental-filhos pode mudar a qualquer tempo, desde que um ceda. Só há vitória se você se permitir. Abaixe a guarda e abra seu coração. É no não temor de nos mostrar vulneráveis, que a vitória chega.


Como normalmente quem me procura para saber como tornar melhor o convívio dos momentos finais de vida dos seus pais são seus filhos, sintetizo minhas orientações desses anos todos de prática geriátrica.


Sempre que o mais idoso lhe der uma pedra, devolva uma flor.

Não entre em conflito. Nunca. Por mais que você esteja com a razão.

Ame-os como se não houvesse amanhã. Viva o hoje, abrace-os e se sinta gratos por ainda tê-los aqui com você. A hora da partida nem sempre é anunciada e quase nunca planejada.

Estar vivo com muita idade por si só já gera sofrimento. Parte de seus amigos se foram. Viuvez. Limitações físicas. Múltiplos remédios. Perda dos sentidos. Incapacidade funcional. Dependência. Dor física. Dor espiritual.


Agora adicione a este panorama assustador um diagnóstico fatal; nunca vai existir melhor oportunidade para a prática do amor incondicional que o agora.


Ame, viva e conviva. Esta é a vida!


220 visualizações

Fale conosco + 55 41 999103955

Nossas mídias

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 by Dr Carlos Sperandio. Proudly created with Wix.com