Buscar
  • Carlos Sperandio

Joker - Joaquin Phoenix - Uma Leitura

Atualizado: 18 de Nov de 2019



Os percursos de vida de cada uma das pessoas que já passaram por esse planeta são o somatório das experiências resultantes das oportunidades provenientes do acaso (os sortudos chamarão de sorte). E assim se constróem as personalidades.


A psicologia nos ensina que a personalidade é a soma do que trazemos conosco quando nascemos (o temperamento) com o que adquirimos com a vida (o caráter).


O filme Joker é um soco no estômago das sociedades atuais. O relato de um profissional que tenta sem sucesso ganhar a vida em meio a péssimas condições sociais reflete a situação de milhões de pessoas no mundo de hoje.

Quando se somam abusos da infância, histórias de família embasadas em mentiras e, literalmente, socos e agressões da própria sociedade, não há temperamento que consiga impedir a personalidade de ser talhada em moldes psicopatas.


O filme descreve essa leitura com brilhantismo. Impossível não o assistir e não se lembrar dos casos de alguns crimes que chocaram a sociedade brasileira nos últimos anos. Fica nítida a impressão das digitais da falta de estrutura social no não provimento de condições ideais de crescimento individual a esses assassinos.


Enquanto não nos estendermos como seres humanos, infelizmente teremos a psicopatia como uma potencial causa reversível de algumas das nossas violências sociais.

***********

Para quem ainda não viu o seriado Gotham, fica a dica. A época é sincrônica ao final do Joker - ou seja, o momento logo após a morte dos pais de Bruce Wayne: não há Batman, e sim Gotham City e seu caos social. Nesse ambiente, vão se construindo com o passar dos episódios as formações das personalidades de cada um dos vilões. Verdadeira aula de como não devemos virar as costas para aquilo que acontece ao nosso lado, sejam nossos filhos, pacientes ou até mesmo habitantes da mesma cidade.


Dr Carlos Sperandio Especialista em Geriatria, Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade.

Mestre em Engenharia Biomédica

geriatra@carlossperandio.com

192 visualizações

Fale conosco + 55 41 99979 2120

Nossas mídias

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 by Dr Carlos Sperandio. Proudly created with Wix.com