Buscar
  • Carlos Sperandio

Grupos de Risco - Isolamento e Loucura ou Inteligência e Caminho do Meio?

Atualizado: Abr 23

Queridos meus pacientes e familiares do Grupo de Risco do contágio mais grave do Covid-19!


Muito se tem falado do necessário isolamento social que vocês estão sendo submetidos.


Ele é necessário? Sim! Ele é compulsório? Não!

Ele é recomendado? Sim!

Preciso ficar todo o tempo trancado? Não!

Posso combinar de receber visitas de meus filhos e netos na minha casa? Sim!

Desde que se tenha muita inteligência no respeito às boas práticas do isolamento respiratório. Ou seja, é necessário ter conhecimento pleno do risco e saber controlar o medo. Se você não consegue nem um nem outro, a mensagem acaba aqui, seja feliz com as reuniões de família via zoom!


Vamos destrinchar isso um pouquinho.


Todas as pessoas têm direito constitucional de ir e vir, a não ser que estejam condenados pela justiça. Como não houve condenação alguma, muito menos de morte pelo coronavírus, cabe a nós como médicos geriatras orientarmos o que isso significa para nossos pacientes mais velhos.


A doença só se transmite por contato respiratório de pessoa a pessoa, ou de secreção de pessoa contaminada com sistema respiratório de pessoa hígida.


Ora, se sabemos que é dessa forma o contágio, cabe a todos na sociedade, sobretudo os grupos de risco e os que estão em contato com eles que usem de todos os artifícios possíveis para evitar a transmissibilidade.


Elucidando mais um pouco. Se eu tenho 75 anos e na minha rotina de aposentado tenho, como recomendação médica, que caminhar todos os dias para melhorar minha função cardiorrespiratória, minha doença arterial obstrutiva periférica e minha condição cognitiva, jamais em qualquer hipótese durante essa pandemia um geriatra mandaria eu suspender essa perfeita e super indicada terapia. O que preciso é entender como eu faço para não me expor ao risco de entrar em contato com o vírus.


Isso pode ser extrapolado para centenas de outras situações análogas.

Quer ir ao mercado? Escolha horário com menor movimento e se proteja com máscara e álcool 70 sempre que for usar sua mão para tocar o rosto.


Precisa ir a uma consulta? Evite aglomerações, use máscara e álcool 70 sempre que for usar sua mão para tocar o rosto.


Quer visitar seus netos? Agende horário, vá de carro e não de ônibus, use máscara, não dê beijos e abraços, não fique a menos de 1,5 metro deles, use álcool 70 sempre que for usar sua mão para tocar o rosto e seja feliz.


Estamos começando a pagar um preço social muito alto em termos de consequências emocionais para os idosos com o medo do contágio. Só tememos o que não conhecemos.


Vamos lá, deixa eu apresentar vocês. Meu caro leitor, esse aqui é o SARS-CoV-2 e ele só te incomoda se você o cumprimentar. Por isso, mantenha distância dele que ele não te afeta!


Precisamos ser inteligentes. Estamos apanhando de goleada de algo que só se propaga com nosso erro. Não erremos! Mas não por isso você ganhou um free pass eterno. Vá, faça sua caminhada e volte. Vá, veja sua família e volte. Seja inteligente em evitar o contágio de vez em quando, mas não seja abusado de se achar o meninote invencível.


Dr Carlos Sperandio - Geriatra - Curitiba

7,772 visualizações

Fale conosco + 55 41 99979 2120

Nossas mídias

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 by Dr Carlos Sperandio. Proudly created with Wix.com