Buscar
  • Carlos Sperandio

Comunicação Médico x Paciente - Whatsapp!

Em tempos de whatsapp, me sinto na obrigação de escrever um guia 1.0 para melhor comunicação entre pacientes e seus médicos (Simmm estou advogando em causa própria!).



Passo 1.

Identifique-se. Grande chance do seu médico não ter seu contato. Mesmo que você tenha certeza que ele saiba, identifique-se assim mesmo. É educado. E facilita muito o que vem depois. Várias vezes me vi numa saia justa (irlandesa!) pq não sabia quem estava falando. Isso vale muito mais quando você não tiver seu nome ou sua foto for de capacete a 2 km de distância!

Passo 2.

Se você ou seu familiar são pacientes, mas não foram vistos - digamos - na última hora, por favor após se identificar (passo 1) nos contextualizem qual seu problema. Se você for paciente novo e não for urgente, faça contato com a nossa secretária.

Passo 3.

Às vezes áudios são mais completos. Mas na emergência - liguem! Não conseguiu contato - procure o serviço de emergência. Não fique na dúvida! E se mandar áudio mande um texto curto dizendo o que é, assim podemos graduar a prioridade em escutá-lo.

Passo 4.

Seu médico não respondeu seu whats? Pode acontecer e não foi de propósito! Algumas vezes a rotina e o número absurdo de mensagens faz com que uma ou outra se perca. Se você está sem resposta, insista. A maioria dos médicos prefere ser rotulado de esquecido a relapso!

Passo 5.

Se mandar e-mail, mande whats notificando. E-mails não são abertos mais tão rotineiramente como antes!

Passo 6.

Especial atenção se você deixou exames para seu médico analisar. Eles entram na fila e não são prioridade. Se você está incomodado com algum resultado em específico, sinalize!

Passo 7.

Whats apenas para orientações e dúvidas pontuais. Consulta sempre presencial!
0 visualização

Fale conosco + 55 41 99979 2120

Nossas mídias

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 by Dr Carlos Sperandio. Proudly created with Wix.com